Oficina Design de Reúso

Transformando folhas de cadernos usados em novos cadernos

Oficina Ativa

Alunos do Instituto Apontar organizando os cadernos coletados na campanha 2018

Proposta

A partir das páginas em branco, retiradas de cadernos escolares usados, o grupo participante planeja e produz cadernos exclusivos. A oficina propõe, através da prática, uma reflexão sobre possíveis reaproveitamentos de um dos objetos mais familiares dos alunos, – os cadernos escolares – comprados, utilizados e descartados ao final de cada ano letivo. Enquanto aprendem a produzir seus próprios cadernos, o grupo resgata o valor de objetos que teriam o lixo como destino. Alunos, professores, coordenadores e demais interessados podem participar da oficina.

Roteiro

Encontro 1 – Sensibilização. O grupo é estimulado a refletir sobre o uso e o descarte de materias, seguido da apresentação das etapas de produção de cadernos personalizados e do desmonte de um caderno para compreensão das partes do “objeto carderno”.

Encontro 2 – Planejamento. A partir do material coletato, os participantes definem formatos, quantidade de folhas, cores etc.

Encontro 3 – Experimentação. O grupo executa o que foi planejado, cortando, colando e forrando as capas exclusivas dos seus cadernos.

Encontro 4 – Finalização. Os participantes fazem a furação, a colocação de espirais e os acabamentos finais dos cadernos. A oficina é concluída com a análise do processo de fabricação pelo grupo.

Como funciona

  • Formato: 4 encontros (mínimo de 2 horas cada)
  • Lugares: máximo 15 alunos por turma
  • Idade mínima: 12 anos
  • Quem pode participar: alunos, professores, coordenadores e demais interessados

A aprendizagem através das competências

A aquisição de competências é importante para formar o cidadão do século XXI. Acreditamos que aprendizagem baseada em competências traz a proposta de um aluno ativo, que consegue não apenas compreender e reconhecer a importância do que foi aprendido, mas, principalmente, refletir sobre como ocorre a construção do conhecimento, conquistando autonomia para estudar e aprender em diversos contextos, inclusive fora da escola.

Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Repertório Cultural
Argumentação
Empatia e cooperação
Responsabilidade e Cidadania

Principais benefícios desta oficina

Para a escola

• Desenvolvimento das competências da BNCC através de um viés prático

• Atividade extra com forte estímulo do uso de habilidades manuais

• Relatório das Habilidades socioemocionais (SOB CONSULTA)

• Relatório das Inteligências múltiplas  (SOB CONSULTA)

Para o estudante

• Adquirir competências que não conhecia ou aperfeiçoar habilidades que já possuía

• Empoderamento ao se descobrir mais criativo e motivado

• Oportunidade para desenvolver produtos sustentáveis

• Conhecer cases de artesãs que conseguem gerar renda com produtos similares aos cadernos

• Realizar atividades manuais para exercitar a mente

• Concorrer a prêmios. Serão premiados aluno, grupo e escola

• Participar do coletivo de designers sustentáveis (Galeria Educar Para o Futuro)