Pensamento científico, crítico e criativo

O que a BNCC diz 

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Esclarecendo a competência

Trata do desenvolvimento do raciocínio, que deve ser feito por meio de várias estratégias, privilegiando o questionamento, a análise crítica e a busca por soluções criativas e inovadoras. Para ter uma referência, veja abaixo o vídeo sobre o trabalho do professor nota 10 de 2016, Wemerson Nogueira. 

O que os alunos precisam desenvolver (até o fim do Fundamental) 

  • Exploração de ideias: devem ser capazes de testar, combinar, modificar e gerar ideias para criar formas novas de atingir objetivos e resolver problemas.
  • Conexões: correlacionar ideias específicas e amplas, prévias e novas, a partir de diferentes caminhos.
  • Criação de processos de investigação: elaborar planos de investigação para pesquisar uma questão ou solucionar um problema.
  • Soluções: questionar e modificar ideias existentes e criar soluções inovadoras.
  • Execução: avaliar e testar opções para colocar ideias em prática, aprendendo com erros e acertos.
  • Formulação de perguntas: elaborar perguntas para garantir uma base sólida para a investigação de um problema ou desafio.
  • Interpretação de dados: interpretar dados e informações de maneira precisa, considerando o contexto em que foram produzidos para se posicionar criticamente com base em critérios científicos, estéticos e éticos.   
  • Lógica e raciocínio: utilizar raciocínio lógico, exemplos concretos e conhecimentos para fundamentar os passos ou procedimentos de sua investigação.
  • Desenvolvimento de hipóteses: formular hipóteses, considerar a mudança de variáveis e sustentar o raciocínio com observação, pesquisa, modelo ou teorias.
  • Avaliação do raciocínio e explicação de evidências: analisar e explicar como as evidências sustentam argumentos e afirmações, identificando informações falsas, falhas de raciocínio e diferenças de pontos de vistas.
  • Síntese: comparar, agrupar e sintetizar informações de diversas fontes, inclusive as próprias ideias, para elaborar uma explicação ou um argumento coeso e embasado.
* Conteúdo originalmente publicado em 25 de maio de 2017 com dados da terceira versão da BNCC e atualizado em 6 de março de 2018 de acordo com informações presentes na versão homologada pelo MEC